Tudo o que você precisa saber antes de escolher sua tintura para cabelo
- 10 de fevereiro de 2021
- 15:19
- Compartilhar
- Tayla Pinotti
Existem basicamente duas opções para quem quer mudar o visual: a primeira é apostar em um corte diferente e a segunda é mudar a coloração. Apesar disso, muitas mulheres ficam receosas na hora de usar tintura para cabelo, já que esse é um produto que requer muitos cuidados antes, durante e após a aplicação.
Por isso, se você está pensando em tingir os cabelos, mas não sabe exatamente como funcionam as tintas de cabelo, a gente te explica! Confira abaixo tudo o que você precisa saber para garantir uma cor nova incrível para os seus fios.
Como entender as numerações
Quem é leigo no assunto e nunca tingiu o cabelo costuma se orientar pela imagem que aparece na embalagem, mas essa não é uma boa opção. Isso porque o resultado varia de acordo com cada cabelo e não necessariamente a coloração vai ficar igual a da embalagem.
Antes de mais nada, é importante entender como as cores são organizadas. Para isso, é preciso levar em consideração a numeração da caixa.
O número que aparece antes do ponto é a cor base da tintura. Eles são organizados em ordem crescente, sendo que quanto menor o número, mais escuro e o maior o mais claro. Ou seja, o número 1 corresponde a um preto profundo e o 10 a um loiro claríssimo.
Já a numeração depois do ponto representa as nuances, que são os reflexos que ficam nos fios. Elas são organizadas da seguinte forma: 0 – Natural, 1 – Acinzentado, 2 – Violeta/azulado/irisado, 3 – Dourado, 4 – Acobreado, 5 – Acaju, 6 – Vermelho e 7 – Marrom.
Nos casos em que aparece mais de um número, aquele que está mais próximo ao ponto tem maior prevalência de cor, e quando aparecem dois números iguais, a coloração concede um resultado de cor mais intenso.
Por isso, quando for escolher uma coloração, leve em consideração o número que contém na embalagem e não apenas a imagem de “antes e depois” das embalagens.
Como a tintura age nos fios
As tinturas de cabelo possuem substâncias específicas (como a amônia, por exemplo) que agem diretamente na parte interna da fibra capilar, substituindo a cor do cabelo por uma nova pigmentação.
É por este motivo que a coloração modifica toda a estrutura capilar e pode acabar, consequentemente, danificando os fios. Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é iniciar um tratamento antes de colorir os cabelos para que os fios fiquem fortes o suficiente para passar pelos processos de descoloração e coloração.
Teste de mecha é fundamental
Outra dica para evitar que sua experiência com a tintura de cabelo seja frustrada é sempre fazer um teste de mecha antes de colorir os fios.
Esse teste deve ser realizado em apenas uma mecha do cabelo e por um profissional de confiança, pois somente ele poderá dizer se seus fios estão fortes o suficiente para receberem a tinta.
Com esse teste de mecha você também conseguirá visualizar como a cor vai ficar no seu cabelo sem precisar colorir todos os fios.
Fazer manutenção da cor de tempos em tempos
Quem tem os cabelos coloridos e quer manter a cor sempre viva também precisa retocar os fios periodicamente, seja em casa ou em um salão de beleza. A frequência do retoque vai depender muito do seu crescimento capilar e também da diferença de cor entre os seus cabelos naturais e os tingidos.
Uma opção prática para não precisar tingir os fios com tintura novamente é apostar em banhos de brilho (tratamento que consiste em misturar uma porção da sua máscara de hidratação preferida com um tonalizante da cor dos cabelos) sempre que a cor estiver desbotada.
Agora que você já entende como funciona a tintura para cabelo, não precisa mais ter medo de apostar em uma coloração nova, que tal conferir as melhores opções de cores disponíveis no mercado?